Vendas da Black Friday são tímidas em Niterói

Vendas da Black Friday são tímidas em Niterói

Publicado em

Pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)


Black Friday, dia conhecido mundialmente por promoções, começou tímido no comércio de Niterói. No Centro, no entanto, algumas lojas de departamento abriram mais cedo, às 7h, para aproveitar a movimentação de trabalhadores. A expectativa é que o movimento aumente a partir de 9h. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que seis em cada dez (58%) consumidores tinham a intenção de fazer compras na data, um aumento de 18% em relação ao ano passado.

A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil ainda apontou que daqueles que pretendem comprar produtos com descontos, 70% consideram a data uma oportunidade de adquirir itens que estejam precisando com preços mais baixos. Cerca de 30% querem antecipar os presentes de Natal de olho nas promoções, enquanto 12% planejam aproveitar as ofertas mesmo sem ter necessidade de comprar algo no momento. Já entre os que não pretendem fazer compras na Black Friday, os principais motivos apontados são falta de dinheiro (28%) e o fato de não precisar comprar nada (22%).

O SPC Brasil entrevistou 966 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras para identificar o percentual de pessoas que pretendem comprar na Black Friday. Em um segundo momento, a partir de uma amostra de 600 casos, foi investigado de forma detalhada o comportamento do consumo, gerando um intervalo de confiança de 95%.

Procon Estadual Fiscaliza Lojas e Sites

Na edição de 2018 da Black Friday, o Procon Estadual monitora preços em sites e também fiscaliza lojas físicas em busca de ofertas enganosas. Os consumidores podem tirar dúvidas pelo telefone 151 ou pelos e-mails ouvidoriaproconrj@gmail.com e 151proconrj@gmail.com. A autarquia pede para que os consumidores enviem fotos dos problemas encontrados nas lojas ou prints das páginas, no caso de irregularidades em sites de venda, para embasar a sua denúncia.

 Já reclamações formais podem ser realizadas nos postos de atendimento (endereços no link www.procon.rj.gov.br/index.php/posto_atendimento) e por meio do Procon Online (www.procononline.rj.gov.br).

Dicas do Procon para o Black Friday

1 -Evite as tentações da compra por impulso: tenha sempre em mente que você deve pesquisar o produto que você quer. Compare preços e, mesmo se tratando de Black Friday, desconfie de valores muito abaixo da média do mercado.

2 -É sempre bom verificar se a loja é de confiança: confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico, meios de contato, o valor do frete, o prazo de entrega e os mecanismos de segurança dos dados. Pesquise a reputação da empresa antes da compra.

3 -Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto. Nestes casos, não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e receber o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Mas lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites, por telefone ou realizadas de porta em porta.

4 -Em caso de erro por parte do fornecedor, o consumidor pode pedir a troca: depois da compra, caso haja algum erro na entrega, o consumidor tem o direito de solicitar a troca dentro do prazo estabelecido pelo lojista. Se o problema persistir mesmo depois da troca, ele poderá pedir o cancelamento da compra e a devolução do dinheiro.

5 - O preço promocional não anula os direitos do consumidor: os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito no prazo por ela estabelecido.

6 - As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque: o consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento.

7 - O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.

8 - O consumidor pode escolher em que parte do dia vai receber em casa o produto comprado: no Estado do Rio, a lei garante ao consumidor o direito de escolher o turno (manhã, tarde ou noite) de entrega do produto.

9 - Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra: o consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que adquiriu.

Fonte: O Fluminense

Niterói Online 21/02/2019 às 04h33 Fique Por Dentro

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!