Roubo de carros aumenta no Fonseca e PM lança reforço

Roubo de carros aumenta no Fonseca e PM lança reforço

Publicado em

Policiamento será reforçado no Fonseca. | Foto: Arquivo


Niterói apresentou queda nos principais indicadores estratégicos de segurança pública em agosto, de acordo com a Polícia Militar. Porém, embora o roubo de veículos tenha apresentado redução de 30,91% em relação ao mesmo mês no ano passado, a incidência na Zona Norte ainda preocupa.

Enquanto em bairros como o Icaraí as ocorrência quase zeraram, a área da Delegacia do Fonseca (78ª DP) registrou 64 roubos de veículos em agosto contra 49 em julho.

“Os números de roubo a veículos são alarmantes na área do Fonseca. Estamos trabalhando muito pela redução, verificando locais e horários para planejar um reforço no policiamento dessa região”, afirmou o coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º Batalhão.

Guerra ainda não detalhou as vias e horários que receberão reforço, mas informou que a estratégia passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (9). O Fonseca já é monitorado também por policiais do programa Niterói Presente.

A estratégia de segurança da região acompanha as investigações da 78ª DP. 

“Temos notado que os assaltantes abordam os motoristas, levam o veículo, vasculham o carro em busca de pertences pessoais e abandonam logo em seguida. Essa tem sido a tendência, não mais desmanche em outras cidades”, afirmou o delegado titular da 78ª DP, Luiz Henrique Marques.


“O trabalho da distrital consiste em coletar imagens de câmeras de segurança, fazer perícia no local dos crimes e identificar os possíveis roubadores”, completou Marques.

Estratégia

Para o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Gilson Chagas, a redução dos roubos de veículos passa também pelo cercamento eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e pelo programa Niterói Presente.

“Estamos com cercamento eletrônico nas principais vias da cidade com identificação imediata de carros roubados e marginais. Além disso a Polícia Civil nos comunica sobre as ocorrências antes mesmo que elas cheguem ao sistema de veículos roubados” afirmou Chagas.

Homicídios em queda

Gilson Chagas e Guerra comentam dados. | Foto: Eduarda Hillebrandt

 

O batalhão de Niterói registrou queda nos três indicadores estratégicos, definidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). No conjunto da letalidade, onde se encontram homicídios e mortes por intervenção policial, houve redução de 28,57% no mês ante agosto do último ano.

No indicador de roubo de rua, houve queda de 39,95%. O terceiro indicador seria o roubo de veículos.


“Esses índices são considerados estratégicos porque quando  eles reduzem todos os outros indicadores tendem a acompanhar, como roubos a estabelecimentos comerciais e roubos em coletivos. Por isso eles são acompanhados com atenção” pontuou Chagas.

Para o comandante, além de integração com outras forças de segurança, houve um recuo nos confrontos entre criminosos em disputas por territórios, o que impacta o número de homicídios.

“Estamos há dois meses diminuindo os três indicadores estratégicos. Isso é fruto de trabalho, de parceria e fazendo o que mostramos como proposta: combate intensivo ao tráfico de drogas e retorno da sensação de segurança” afirmou Guerra.

Os dados foram apresentados no Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) realizado na Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Niterói nesta quinta-feira (5).

Fonte: Plantão Enfoco

Niterói Online 19/09/2019 às 05h54 Polícia

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!