Redutor instalado em local de acidente

Redutor instalado em local de acidente

Publicado em

Equipamento foi colocado na Rua Dr. Paulo César, onde uma estudante foi atropelada há duas semanas


O grande fluxo da Rua Dr. Paulo César tem gerado preocupação para pais e responsáveis por alunos do La Salle Abel | Foto: Douglas Macedo

O semáforo da Rua Dr. Paulo César, em Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, ganhou redutor de velocidade de 40 km/h duas semanas após uma adolescente ser atropelada em frente aos pais ao atravessar na faixa de pedestres. Representantes do Colégio La Salle Abel, responsáveis de alunos e moradores apontam que os avanços de sinal são constantes na região. Na semana passada, a escola já havia aberto uma passarela interna para os alunos.

O redutor de velocidade de 40 km/h foi instalado pela Prefeitura de Niterói neste final de semana após diversas reclamações e solicitações de representantes da escola e de alunos. A medida consiste na instalação de tachas colocadas sobre o asfalto. O pedido era que um radar fosse instalado no semáforo em questão para conter que motoristas, principalmente, motociclistas ultrapassem o sinal vermelho, prática comum na região. O semáforo onde ocorreu o acidente demora quatro minutos para fechar a circulação para os veículos, mas mantém apenas 15 segundos para que pedestres atravessem.

A direção do Colégio La Salle Abel informou que recebeu a visita do Coronel Alexandre Cony, diretor de Planejamento de Transporte e Trânsito de Niterói, e do vereador Rodrigo Farah na sexta-feira (9) para reunião sobre a circulação de veículos e pedestres no entorno do colégio. Na ocasião, divulgou a escola, foi acordado oferecer maior segurança aos alunos, familiares, professores e colaboradores para a travessia com a execução de medidas preventivas.

“Para tanto, a prefeitura instalou no último fim de semana um redutor de velocidade no semáforo da Rua Paulo César, por meio de tachas colocadas sobre o asfalto. A velocidade máxima permitida agora no local será de 40 km/h, mas ainda será realizada a sinalização para alertar os motoristas. Agentes de trânsito continuam acompanhando os horários de entrada e saída, assim como a passarela que liga o colégio ao Centro Cultural segue aberta em ambos os turnos e em caso de solicitação dos alunos e/ou familiares”, diz nota divulgada.

Na semana passada, depois de reivindicação dos pais de alunos do Colégio La Salle Abel, escola que a adolescente atropelada estuda, a direção da unidade resolveu abrir a passagem da passarela – que liga o colégio ao Centro Cultural La Salle – durante os horários de entrada e saída dos turnos. A travessia era utilizada apenas nos horários de educação física. O acompanhamento, no momento, está sendo feito por funcionários da instituição, mas futuramente, a escola estuda instalar catraca para controle de acesso.

A mãe da adolescente de 14 anos, vítima do atropelamento, Silvia Cristine Oliveira, opinou que o redutor de velocidade é importante para auxiliar no trânsito, mas que, infelizmente, não resolve o problema.

“A grande questão é o avanço de sinal. Infelizmente, os motoristas não estão  respeitando o semáforo. A medida adequada é a instalação do radar e multa para o avanço. Ou agentes em frente ao colégio”, pediu.

Acidente – O atropelamento aconteceu no dia 1º de agosto quando a jovem saía da aula por volta das 14h30 no Centro Esportivo e Cultural La Salle, em frente à escola, e iria atravessar a Rua Dr Paulo César para encontrar os pais. Testemunhas e familiares apontam que a adolescente atravessou na faixa de pedestre quando os veículos pararam no semáforo fechado, mas foi atingida quando um motociclista, que portava um kit de entrega, tentou ultrapassar o farol.

A adolescente foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Icaraí, no Centro de Niterói, e ficou em observação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com ferimentos leves. A menina já recebeu alta e retornou à escola nesta segunda-feira (12), mas ainda não está liberada para atividades extraclasse.

Fonte: O Fluminense

Niterói Online 19/08/2019 às 13h14 Cidades

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!