Prefeitura de Niterói vai ampliar Portais de Segurança

Prefeitura de Niterói vai ampliar Portais de Segurança

Publicado em

Sistema de cercamento eletrônico inteligente é aliado no combate à criminalidade


Equipamentos vão chegar a novas regiões da cidade | Foto: Divulgação / Thiago Cortês / Prefeitura de Niterói

 

Apontados como uma das principais iniciativas da Prefeitura de Niterói no combate à criminalidade, os Portais de Segurança, conjunto de 70 câmeras com inteligência artificial que forma um cercamento eletrônico nas entradas, saídas e principais vias da cidade, serão ampliados em 25%. Os novos dispositivos de monitoramento, capazes de identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo, ficarão instalados em pontos estratégicos de Niterói. A cidade conta ainda com outras 500 câmeras de segurança conectadas ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

O anúncio da ampliação dos Portais de Segurança foi feito nesta terça-feira (6) pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante reunião com os secretários de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, do gabinete de Gestão de Gestão Integrada Municipal, Gilson Chagas, além da delegada da 77a DP (Icaraí), Raíssa Celles, do comandante do 12o BPM, coronel Sylvio Guerra, e de representantes da Guarda Municipal.

O prefeito receberá o governador Wilson Witzel para firmar parcerias como a que ampliará para São Francisco, Charitas e Jurujuba o programa Niterói Presente, totalmente custeado pela Prefeitura. Atualmente, há 400 homens do Niterói Presente nos bairros do Centro, Icaraí, Santa Rosa e Fonseca.

Rodrigo Neves ressaltou que a Prefeitura também investe mais de R$ 50 milhões por ano no Programa do Proeis, para garantir reforço ao policiamento na cidade. A redução de criminalidade em Niterói foi maior do que a média na Região Metropolitana.

 “Estamos vendo o resultado do trabalho que estamos fazendo. A Prefeitura  disponibilizou diversas ferramentas para as forças de segurança atuarem no combate a criminalidade", afirma Rodrigo Neves. “Pelo sétimo mês consecutivo, vimos os índices caírem, graças a essa integração. Além de todos os investimentos, vamos incorporar, já a partir de setembro, mais 142 novos guardas municipais. Já dobramos o efetivo da GM. O sistema de inteligência que implantamos permite a abordagem e integração entre as policias. Também estamos trabalhando o social, criando chances para jovens se profissionalizarem e reabrindo os Cieps. Vamos continuar avançando" .

Segundo o prefeito, a  cidade apresentou queda de 38% de roubo de rua em julho. Na região de Icaraí, a redução foi de 57% em relação ao mesmo mês no ano passado. O roubo de veículo no bairro caiu mais de 67%.

Rodrigo Neves lembrou que a população pode colaborar com as forças de segurança denunciando crimes ao Disque-Denúncia (2253-1177). Após o convênio do Município com o serviço, houve aumento de 200% de chamados, todos anônimos. Outro número para recebimento de denúncias é o 153, da Guarda Municipal.

“A Prefeitura fornece esse apoio, o cercamento identifica a rota de fuga veículos e a Polícia Militar faz a abordagem, com o auxilio da Guarda Municipal quando necessário. Com essas ações, podemos chegar à autoria dos crimes. Essa integração faz com que tenhamos agentes de segurança em todos os locais” disse a delegada Raíssa Celles , titular da 77 ª DP .

 O comandante do 12 BPM, Sylvio Guerra, disse que a integração e as ferramentas disponibilizadas têm sido fundamentais.

“Trabalhamos em conjunto hoje com o Niterói Presente, Proeis, e Ras. Com o Niterói Presente, em determinado ponto, podemos deslocar os policiais para outras áreas. Esse trabalho integrado é muito importante", afirmou o comandante.    

O secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, reforçou que a Guarda Municipal vai continuar ampliando o patrulhamento ostensivo.

“É um conjunto de medidas que, somadas, chegam ao resultado positivo que estamos tendo”, afirmou o secretário.

Fonte: O Fluminense

Niterói Online 19/08/2019 às 13h55 Cidades

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!