Niterói comemora 445 anos de história

Niterói comemora 445 anos de história

Publicado em

Em meio à festa, cidade volta atenção para suas encostas


Segundo o prefeito, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei), do Preventório será inaugurada nesta semana
Divulgação / Prefeitura de Niterói

A Cidade Sorriso completa, hoje, 445 anos. Justamente na data comemorativa, o município de Niterói, que já foi inclusive capital do Estado do Rio, antes da fusão com o estado da Guanabara, em 1975, recebe o anúncio de entregas de infraestrutura do município que, para muitos, podem ser encaradas como “presentes de aniversário”. Nem tudo, entretanto, é comemoração na cidade. Isto porque na madrugada do último dia 10, um deslizamento de grandes proporções vitimou fatalmente 15 pessoas, deixou dez feridos e desabrigou 22 famílias.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirma que o auxílio aos atingidos tem sido prestado desde o dia do acidente. Segundo Neves, a prefeitura está tomando todas as medidas necessárias, não para reparar o ocorrido, o que é impossível segundo o prefeito, mas para providenciar segurança aos afetados.

“Desde as primeiras horas após a ocorrência, tenho ressaltado a importância de prestar assistência às famílias afetadas. A Prefeitura de Niterói vai dar, por 12 meses, um benefício assistencial e entregaremos, antes do Natal, unidades habitacionais a essas famílias, dando a perspectiva de um teto seguro, menos de dois meses após a ocorrência. Essas iniciativas não substituem a perda de entes queridos, mas tenho a certeza que a solidariedade dos niteroienses e as ações de apoio vão possibilitar que essas pessoas possam fazer a reconstrução de sua trajetória neste momento dificílimo. Precisamos destacar que tivemos uma mobilização extraordinária da sociedade. Em menos de 24 horas, foram mais de 9 toneladas de donativos”, ressaltou.

O prefeito também destacou os investimentos feitos na Defesa Civil da cidade. Segundo ele, intervenções em locais de alto risco foram feitos no último ano de sua gestão. A atuação de sua gestão, segundo Neves, prioriza o amparo aos atendidos, construindo, por exemplo, um conjunto de unidades habitacionais para serem usadas por quem perdeu tudo.

“Nos últimos seis anos, priorizamos muito a reestruturação da Defesa Civil, que é considerada pela ONU uma das cinco melhores do país. Nessa gestão, fizemos mais de 70 obras em pontos identificados como de alto risco pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio. Nos últimos quatro anos, entregamos cerca de 2.090 unidades habitacionais. Para se ter uma dimensão, nos últimos 40 anos foram 1.500 unidades. No final deste ano, entregaremos mais 480 e, em abril, serão mais 540”, revelou.

Neves também destaca que, no final deste ano, novos investimentos para a prevenção e segurança deste tipo de tragédia serão anunciados. Segundo ele, o caso do Boa Esperança reforçou que os investimentos nesta área devem ser aprimorados nos próximos anos.

“Em dezembro, vamos apresentar um plano com novos investimentos, dando continuidade ao trabalho. O Boa Esperança só reforçou minha convicção de que estamos na trajetória correta de priorizar a Defesa Civil, as obras de contenção de encostas, os projetos de habitação de interesse social e o combate à ocupação irregular”, disse.

Para além da urgência de medidas aos atingidos pela tragédia do Boa Esperança, a Prefeitura de Niterói aproveita a data para entregar aos moradores de toda a cidade melhorias que, segundo o prefeito, serão percebidas no cotidiano da população. Ainda segundo Neves, o município é beneficiado por poder seguir na contramão da crise, diferentemente de cidades vizinhas.

“No contexto geral de crise, onde vários municípios sequer conseguem honrar folhas de pagamento, nós, nos últimos cinco anos, trabalhamos duro, com planos de longo prazo, investindo na modernização da administração de Niterói. A cidade chega aos 445 anos cheia de vitalidade e juventude, com entregas muito importantes para a vida das pessoas”, declarou.

Rodrigo Neves acredita que, como diferencial de seu mandato, ele exerce um olhar diferenciado sobre todo o território municipal. Segundo ele, outros prefeitos preferiam algumas regiões da cidade, em detrimento de outras.

“Vamos entregar novas habitações de interesse social para centenas de famílias, refletindo este olhar holístico e integrado junto a todas as pessoas da cidade, a todos os niteroienses, de todo o território. Esta é uma marca muito forte da minha administração, que olha Niterói de maneira mais integrada porque, historicamente, as administrações concentravam investimentos em uma única região da cidade”, explicou.

Rodrigo Neves destacou os investimentos feitos na Defesa Cicil nos últimos anos - Marcelo Feitosa

Preventório – Rodrigo Neves também revelou que, nesta semana, a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Darcy Ribeiro será inaugurada no Morro do Preventório. O prefeito acredita que, com o advento da unidade de ensino, moradores da região terão mais tranquilidade em suas rotinas, inclusive para prosperarem em suas carreiras, uma vez que o turno para os alunos será integral.

“Vai ser a maior unidade de educação infantil de Niterói. Cerca de 380 crianças vão estudar ali em horário integral. Foi um grande investimento da prefeitura. Pegamos um terreno degradado no início da comunidade, que estava prejudicando-a por causa do abandono. Municipalizamos o terreno e construímos a Umei, que vai oferecer a oportunidade de acompanhamento educacional e pedagógico para centenas de crianças, além da tranquilidade para suas famílias, para que todos possam, por exemplo, se dedicar a suas carreiras, o que é um grande desafio por si só”, disse.

Jardim Japonês – Também como entrega na semana de comemoração do aniversário da cidade, Rodrigo Neves revela que o Horto do Barreto ganhará o primeiro jardim japonês do município. Segundo ele, o lugar, na Zona Norte de Niterói, será um grande chamariz para comemorações de datas especiais.

“O Horto do Barreto merecia esta atenção e este jardim japonês será um elemento muito icônico da região. As pessoas irão lá tirar fotos de casamento, aniversário de 15 anos, porque vai ser o primeiro jardim japonês de Niterói. Eu já tinha a ideia de criar um jardim deste tipo, como qualquer cidade legal tem, e, quando vi um pedacinho do horto degradado, eu disse: ‘É aqui que vou construí-lo’”, explicou.

Nas ruas - Neves também destaca sua atuação ao longo dos anos na Região Oceânica. Segundo o prefeito, até dezembro deste ano, 13 ruas serão totalmente asfaltadas no Boa Vista, sub-bairro de Itaipu. Segundo Neves, até 2020, todas as regiões da Região Oceânica receberão intervenções de infraestrutura que ficarão de legado para os moradores.

“Não são obras eleitoreiras, não são obras como, infelizmente, muitas vezes aconteceram na Região Oceânica, de simplesmente jogar um asfalto de qualquer jeito. As pessoas, entretanto, não gostam de fazer estas obras, não é? Elas causam transtorno e, depois que ficam prontas, as pessoas não têm dimensão de sua importância e não valorizam o investimento que foi feito. Até o final de dezembro, as 13 ruas do Boa Vista, que enfrentava os mesmos problemas do Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto, serão entregues. Estas localidades eram simplesmente intransitáveis, o que já mudamos e continuamos mudando”, afirmou.

Novo Ciclo - Ainda segundo o prefeito, a cidade de Niterói está entrando em uma nova fase de investimentos. Neves acredita que, no momento que iniciou seu mandato, sua gestão foi marcada pela atuação na modernização da administração e ajuste das contas públicas, seguido por investimentos em mobilidade urbana. Agora, com as intervenções que estão sendo feitas, os próximos anos de Niterói serão marcados por melhorias na infraestrutura urbana da cidade para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, gerar oportunidades de emprego e receita para que a Cidade Sorriso encontre razões para ficar ainda mais feliz.

Fonte: O Fluminense

Niterói Online 21/02/2019 às 05h21 Cidades

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!