Mutirão para revitalizar a Praça da Cantareira

Mutirão para revitalizar a Praça da Cantareira

Publicado em

Fundador do Rap School, Guélo foi um dos grafiteiros que participaram da revitalização. | Foto: Wallace Rosa


Cerca de 50 voluntários se juntaram, na manhã deste sábado (5), para dar uma ‘cara nova’ à Praça Leoni Ramos, mais conhecida como Cantareira, no bairro São Domingos, em Niterói. Comandada pelo Movimento Renova Cantareira, a ação promoveu a pintura em grafite de canteiros e muros, além do plantio de mudas nos jardins.

De acordo com o advogado Binho Guimarães, de 28 anos, que é coordenador de Juventude da Prefeitura de Niterói, a iniciativa é parte do movimento nacional Renovabr, que acontece simultaneamente em diversas cidades pelo país.

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ele considera a Praça da Cantareira como um dos principais polos de cultura para estudantes e jovens de Niterói.

“É na praça que acontecem manifestações culturais das mais diversas formas. Tem a música, o grafite, a dança. A nossa iniciativa busca resgatar a autoestima do estudante, sobretudo neste cenário que a universidade vive, com inúmeros cortes de verbas e bolsas. Com esse resgate a gente contribui para toda a sociedade”, disse.

Todo o material utilizado na ação foi arrecadado com doações. As mudas foram disponibilizadas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin), com apoio de terras da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Ao todo, foram plantadas 60 mudas, sendo 15 frutíferas (acerola, pitanga, ameixa e amora).


Participaram da revitalização 14 coletivos de diferentes vertentes e locais de Niterói. Um deles é o Rap School, fundado no Morro do Estado há cinco anos pelo artista Fábio Guélo, de 38 anos. Ele e mais cinco grafiteiros deram cores e vida aos canteiros e muros nos arredores da praça.

“A gente já ocupa a Praça da Cantareira há muitos anos, com batalhas de Rap e Hip Hop. Para a gente, é primordial cuidar do espaço que a gente vive. Preferimos não limitar a temática do grafite, cada artista ficou livre para criar”, explicou.

A ação, que começou por volta das 9h30, contou com o apoio também de empresários e comerciantes do entorno da praça.

Fonte: Plantão Enfoco

Niterói Online 15/10/2019 às 06h13 Cidades

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!