Farra das vagas no Centro e Icaraí

Farra das vagas no Centro e Icaraí

Publicado em

Motoristas param ou estacionam em locais proibidos. Comerciantes querem mais vagas para o período de fim de ano


Na Rua Coronel Moreira César, motoristas estacionam nos dois lados da via - Foto: Evelen Gouvêa

A farra das irregularidades de estacionamento continua em Icaraí, na Zona Sul, e no Centro de Niterói. Sem fiscalização efetiva, motoristas param ou estacionam os veículos em locais proibidos para uma “visita rápida” a algum estabelecimento ou serviço. Enquanto isso, comerciantes da cidade pedem mais vagas de estacionamento e a implementação de vagas extras para o período de Natal, iniciativa que costuma acontecer nos polos comerciais de Niterói.

Na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, pelo menos duas das cinco pistas ficam ocupadas com veículos infratores, uma do lado esquerdo, onde há a ciclovia, e a outra no lado direito, onde ficam os pontos de ônibus. Em alguns casos, ainda há motorista estacionando em fila dupla. 

Durante o mês de dezembro, quando costuma ser ampliado o número de vagas de estacionamento no período de compras de final de ano, o lado direito da pista ganha a cobrança de estacionamento rotativo, permitindo a parada dos carros. A medida já está sendo cobrada pelos lojistas. Eles apontam que a falta de opção para os clientes diminui as vendas e acaba levando à irregularidade. 

“As vagas de dezembro são necessárias. É muito válida para os comerciantes, pois todos os clientes reclamam de não ter onde parar. Muitos dizem que acabam não parando para comprar. As vagas não atrapalham o trânsito, poderia até ser durante todo o ano”, apontou o vendedor de uma loja de roupa masculina, Carlos Fernandes, de 56 anos.

Uma motorista que parou em local proibido e preferiu não se identificar apontou que não há vagas disponíveis no Centro, nem em estacionamento de rua ou em locais particulares. Desta forma, por ter um familiar com dificuldades de locomoção, precisa parar próximo ao estabelecimento, mesmo que de maneira irregular.

O mesmo acontece em Icaraí, outro polo de compras da cidade. Apesar de diversas placas informarem ser proibido estacionar no lado direito da Rua Coronel Moreira César durante os dias de semana, veículos particulares e de serviço param no local, principalmente no trecho entre as ruas Lopes Trovão e Belisário Augusto. 

A ampliação de vagas de rotativo na região, no entanto, divide opiniões. Enquanto lojistas acreditam ser uma boa saída para o comércio do bairro, moradores apontam o trânsito intenso dos horários de pico como uma consequência da medida, já que algumas ruas ficam apenas com uma faixa. 

O presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil, está na expectativa da definição, pela prefeitura, de vagas de estacionamento adicionais nos principais eixos comerciais da cidade, durante este mês.

“Cada dia importa, e muito, para o lojista, que está dependendo destas vendas de dezembro para compensar, ao menos em parte, os meses anteriores, que foram muito difíceis”, diz Charbel. “Principalmente para o comércio do centro da cidade, as vagas adicionais são fundamentais”, ressalta.

Procurado, o Executivo não informou se a medida será implementada neste ano e nem sobre a fiscalização de estacionamento irregular na cidade. 

Fonte:  O Fluminense

Niterói Online 18/06/2019 às 18h12 Cidades

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!