Dado como morto, comparsa de Schumaker é preso em São Gonçalo

Dado como morto, comparsa de Schumaker é preso em São Gonçalo

Publicado em

Esquilo passou mal na carceragem da 73ª DP. | Foto: Marcelo Feitosa


Esquilo assumiu o controle da venda de drogas no Jardim Catarina.

O traficante Diego Junior de Souza Silva, o Esquilo, foi preso, na noite de terça-feira (11), em operação policial na Comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo comando do 7º BPM (São Gonçalo). Esquilo é apontado pela PM como atual líder do tráfico de drogas na Ipuca, no Jardim Catarina, sucedendo Schumaker Antonácio do Rosário, supostamente morto em abril deste ano, após desentendimento com seu antigo aliado, Thomas Jhayson Vieira Gomes, o 3N, que ‘pulou’ para facção TCP.

O acusado de tráfico de drogas passou mal na carceragem da 73ª DP (Neves), na madrugada desta terça-feira (11), e precisou de atendimento do Samu. Ele sofre de tuberculose e diabetes.

Segundo a Polícia Civil, Esquilo era o responsável por executar as ordens de Schumaker. Como por exemplo executar opositores e praticar outros crimes. Há inquéritos de várias delegacias investigando a atuação de Esquilo.

De acordo com o Portal de Procurados do Disque-Denúncia, acreditava-se que Esquilo tinha sido morto junto com Schumaker, de quem era segurança. Outro aliado da dupla, Ricardo Severo, o Faustão, também teria sido assassinado. A ordem para os supostos homicídios teria partido de 3N, então chefe da organização criminosa no Salgueiro, após um racha na facção criminosa Comando Vermelho (CV). Após o fato, 3N deixou o Salgueiro e se aliou ao Terceiro Comando Puro (TCP).

No dia 29 de abril, a Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói, que investiga as supostas mortes, recebeu, da mãe de Schumaker, a informação de que os corpos do filho e de seus comparsas estariam em um terreno baldio na Comunidade da Balança, em Itaoca, que fica no Complexo do Salgueiro.

Os policiais encontraram quatro corpos em estado avançado de decomposição dentro de um carro modelo Ford Ecosport, que havia sido explodido, provavelmente com uma granada, e enterrado. A Polícia Civil trabalhava com a hipótese de que os cadáveres seriam de Schumaker, Faustão e Esquilo, além de um quarto corpo não identificado.

Os restos mortais foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo para identificação, através de exames de DNA. Porém, familiares das supostas vítimas teriam solicitado a antecipação da liberação dos corpos, que foram entregues para sepultamento como ignorados. No entanto, o 7ª BPM (Alcântara) apurou que Esquilo na verdade está vivo e tinha assumido o controle do tráfico na região da Ipuca, no Jardim Catarina.

Entre a tarde e a noite de terça-feira, policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 7º BPM realizaram incursão ao Salgueiro com objetivo de reprimir o tráfico na localidade, além de identificar e prender criminosos responsáveis pelo atentado à uma viatura das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), na manhã do mesmo dia, na BR-101.

A ação também tentou localizar Rafael Teixeira Guimarães Peixoto, o Funil, apontado pela Polícia Civil como um dos bandidos que atirou contra agentes do Niterói Presente, no último dia 2 de setembro, na Alameda São Boaventura. Ele é apontado pela PM como líder de uma quadrilha de roubo de veículos e ofereceria a seus comparsas a recompensa de R$ 1 mil por cada carro roubado. Sua quadrilha estaria baseada no Complexo do Salgueiro.

Quando chegaram à comunidade, os agentes foram recebidos a tiros por vários criminosos armados. Houve confronto e, após o fogo cruzado, um deles acabou capturado. Durante a averiguação, ficou comprovado se tratar de Esquilo. O criminoso foi flagrado com uma pistola calibre 9mm. Segundo a PM, havia um mandado de prisão em aberto contra o criminoso por diversos crimes.

O traficante foi conduzido à 73ª DP (Neves), que registrou o caso. Esquilo deve ser transferido para a Casa de Custódia de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte: O Fluminense

Niterói Online 19/09/2019 às 06h15 Polícia

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!